para o inglês ver.
O que acontece quando um é um apaxionado de Portugal e só tem um dia e meio para ir e voltar desde Sevilha e disfrutar da praia é simples: o destino é o Algarve.
E eu já sabia que o Algarve cada vez mais está dominado pelo turismo inglês e alemao... já sao muitos anos (onze desde a primeira vez) que vou para terras algarvias... mas acho que este fim de semana foi o último que vou passar en Albufeira.
Porque eu sei que sou um ser estranho: um espanho que fala português e que além disso gosta de ouvir português, ler português e cheirar e sentir em português. E é por isso que este que escreve, se for a Portugal, compra o jornal... qualquer, mas um jornal português.
E isso quis fazer o domingo, em pleno centro de Albufeira: comprar o jornal... uma loja de souvenirs, outra, outra... nenhuma tinha jornais.
Ao fim, numa loja, jornais no chao: "The independent", "El mundo", "The sun", jornais alemaes... e os portugueses?, onde?, dentro, se calhar. -"Senhora, há jornais de Portugal??"-, -"Nao, nao há..."-
-"Nao há?, incrivel!", -"o português nao sabe ler"-, disse ela... -"Naaooo, minha senhora, sim sabe... e onde é que posso comprar um?"-, -"mmm... dificil... se calhar lá perto onde os autocarros..."-, blabla...
15 minutos depois, andadas todas as ruas do centro turístico de Albufeira, uma conclusao: nao só nao há jornais portugueses, nao há jornais em Albufeira...
Assim, zangado, deitei-me na praia. A minha namorada com o seu livro (previsora), e eu, sem nada nas maos... à minha direita ingleses, à minha esquerda, holandeses... portugueses?, nao nao habia... se calhar o mais português em cem metro era eu (!!)
E nao é que o português nao saiba ler... é que nao há portugueses em Albufeira.
Se calhar é por isso que a câmara municipal tinha decidido que como nao há portugueses, e o momento de destruir finalmente esta bela populaçao da costa e substutuir uma das coisas mais portuguesas que há (os chaos, os pavimentos, essas maravilhas feitas de pequenas pedras) por grandes placas rasas e planas. Já nem o chao é português.
Senti muita pena... uma coisa é o dito "para o inglês ver" e outra é "para o inglês fazer o que quiser".
Assim que já sabem: Em Espanha temos Gibraltar. Em Portugal têm Albufeira.
Comentários
Quando acabei de ler o teu post, saí para fazer uma pesquisa de restaurantes, na Internet, em Albufeira. Esperava encontrar coisas do tipo “The Albufeira Grill” ou “Der Eisbein Haus”. No site da clix, todos os restaurantes que encontrei tinham nomes em Português. Menos mau, pensei eu. Depois, porque sempre que viajo faço questão de almoçar ou jantar, pelo menos uma vez, num restaurante típico da região, espreitei a informação do único restaurante típico indicado. “A Ruína”. O preço médio da refeição é 40 €. Quarenta! E então pensei, “afinal o Dani diz que é para inglês ver, mas eu acho que também é para alemão comer”.
Colocado por: Alves Fernandes (Pre para @s amig@s) | junho 19, 2006 10:48 PM
Sim, Pre: A "Ruína" fica mesmo na areia de praia... por supuesto estava cheio de alemaes e tal... mas acho que o restaurante era mesmo bom.
Além desse, o nosso restaurante preferido em Albufeira e a razão pela que ainda vamos para lá chama-se "O Penedo". O bacalhau as natas lá é uma delícia... o nome do lugar é português, mas o dono acho que é holandês ou alemao... (pelo menos é um apaxioando de Portugal, como eu)
Os nomes sao portugueses, sim... mas acho que posso dizer "ainda sao portugueses".
Uma pena. (E uma vergonha)
Colocado por: danirmartin | junho 20, 2006 12:51 AM
Dani,
já tive ocasião de te dizer isto pessoalmente, mas repito (e que me desculpem os possiveis leitores algarvios) não sei como podes gostar do Algarve. A região do país mais descaracterizada (como pudeste constatar). Tu julgas que gostas de Portugal mas, quando conheceres o Norte do país, outras praias que não as algarvias, vilas e cidades verdadeiramente portuguesas, aí sim, podes dizer que gostas de Portugal.
O que é que tem o Algarve? Sol? Há no país todo. Praias? Tens uma costa atlântica com praias muito mais bonitas (eu sei que as águas são mais frias, mas quem gosta de água choca, fica na piscina). Turismo de qualidade? É mentira. Só num ou noutro gueto, onde nem tu, nem eu, nunca entraremos. De resto, encontras os ingleses e alemães parolos, multidões de turistas em cima de ti nas praias, nos restaurantes, nas filas de automóveis, etc, etc, etc. Faço uma pequena ressalva, para Cacela Velha e as suas maravilhosas ostras da Ria Formosa.
(ok, estou pronta para o embate. venham eles :)))
Colocado por: Karla | junho 20, 2006 01:55 AM
Karla:
Toda a razao que tens... o que acontece é, como digo, que num dia e meio chegar mais longe é muito complicado...
Mas o matiz é que é uma pena o que está a acontecer no Algarve, e nao sei de quem é a culpa.
Colocado por: danirmartin | junho 20, 2006 02:07 AM
Dani, compreendo a tua indignação e Karla, subscrevo tudo o que disseste e ainda acrescento: eu como portuguesa sinto-me mal no Algarve. Sinto-me roubada, maltratada, detesto praias apinhadas de gente, detesto sentir-me sufocada. Houve uns anos em que fomos para a costa vincentina (Aljezur), que é incomparável: as pessoas são afáveis, os preços muito mais acessíveis (alojamento e alimentação), as praias são livres de colocar o guarda-sol onde bem nos apetecer e têm gente q.b. Os acessos não são tão fáceis, mas eu gostei muito. Este ano vamos para Espanha, nos próximos logo se vê (como estou longe também não tenho muita facilidade na marcação). Mas Algarve, só em último recurso.
Colocado por: Noite | junho 20, 2006 04:48 AM
Dani, compreendo a tua indignação e Karla, subscrevo tudo o que disseste e ainda acrescento: eu como portuguesa sinto-me mal no Algarve. Sinto-me roubada, maltratada, detesto praias apinhadas de gente, detesto sentir-me sufocada. Houve uns anos em que fomos para a costa vincentina (Aljezur), que é incomparável: as pessoas são afáveis, os preços muito mais acessíveis (alojamento e alimentação), as praias são livres de colocar o guarda-sol onde bem nos apetecer e têm gente q.b. Os acessos não são tão fáceis, mas eu gostei muito. Este ano vamos para Espanha, nos próximos logo se vê (como estou longe também não tenho muita facilidade na marcação). Mas Algarve, só em último recurso.
Colocado por: Noite | junho 20, 2006 05:17 AM
Dani, compreendo a tua indignação e Karla, subscrevo tudo o que disseste e ainda acrescento: eu como portuguesa sinto-me mal no Algarve. Sinto-me roubada, maltratada, detesto praias apinhadas de gente, detesto sentir-me sufocada. Houve uns anos em que fomos para a costa vincentina (Aljezur), que é incomparável: as pessoas são afáveis, os preços muito mais acessíveis (alojamento e alimentação), as praias são livres de colocar o guarda-sol onde bem nos apetecer e têm gente q.b. Os acessos não são tão fáceis, mas eu gostei muito. Este ano vamos para Espanha, nos próximos logo se vê (como estou longe também não tenho muita facilidade na marcação). Mas Algarve, só em último recurso.
Colocado por: Noite | junho 20, 2006 05:22 AM
Dani, compreendo a tua indignação e Karla, subscrevo tudo o que disseste e ainda acrescento: eu como portuguesa sinto-me mal no Algarve. Sinto-me roubada, maltratada, detesto praias apinhadas de gente, detesto sentir-me sufocada. Houve uns anos em que fomos para a costa vincentina (Aljezur), que é incomparável: as pessoas são afáveis, os preços muito mais acessíveis (alojamento e alimentação), as praias são livres de colocar o guarda-sol onde bem nos apetecer e têm gente q.b. Os acessos não são tão fáceis, mas eu gostei muito. Este ano vamos para Espanha, nos próximos logo se vê (como estou longe também não tenho muita facilidade na marcação). Mas Algarve, só em último recurso.
Colocado por: Noite | junho 20, 2006 05:40 AM
Dani, compreendo a tua indignação e Karla, subscrevo tudo o que disseste e ainda acrescento: eu como portuguesa sinto-me mal no Algarve. Sinto-me roubada, maltratada, detesto praias apinhadas de gente, detesto sentir-me sufocada. Houve uns anos em que fomos para a costa vincentina (Aljezur), que é incomparável: as pessoas são afáveis, os preços muito mais acessíveis (alojamento e alimentação), as praias são livres de colocar o guarda-sol onde bem nos apetecer e têm gente q.b. Os acessos não são tão fáceis, mas eu gostei muito. Este ano vamos para Espanha, nos próximos logo se vê (como estou longe também não tenho muita facilidade na marcação). Mas Algarve, só em último recurso.
Colocado por: Noite | junho 20, 2006 07:37 AM
Noite, compreendo a tua observação, mas 5 vezes é demais.
__
Não subscrevo as palavras anti-Algarve que aqui estão escritas pela Karla e pela Noite. As águas do Algarve são incomparavelmente mais frias que as do Brasil e as das Caraíbas e não é por isso que as pessoas preferem a piscina. Mesmo em Espanha as água mediterrãnicas são normalmente 2 a 3 graus mais quentes que as do Algrave e as pessoas rumam para lá. É verddae que o Algarve litoral está descaracterizado, fazendo-se sentir mais isso no Barlavento do que no Sotavento. Quanto às pessoas, é verdade que os Algarvios não são um poço de simpatia se comparados com alguns outros povos do país, mas eu nunca fui mal tratado no Algarve pelo facto de ser português. E as intermináveis filas que a Karla fala, é de estranhar porque ela conhece tão bem a Caparica quanto eu e sabe bem que as filas de acesso á Costa chegam a começar em Monsanto.
Colocado por: Alves Fernandes (Pre para @s amig@s) | junho 20, 2006 10:35 AM
Pré,
pois sei, mas a Caparica, é um Algarve em ponto pequeno, ainda com pior qualidade (excepto as praias, q são incomparávelmente melhores). Mas a Caparica, não é um destino de férias promovido em todo o mundo. É para mim, uma alternativa de fim de semana. E nunca apanho filas para chegar à praia ;-)
Colocado por: Karla | junho 20, 2006 10:45 AM
Não abdico do Algarve (batam-me, se faz favor) e das suas praias. A melhor água, a melhor areia, o melhor Sol. A massifiação do turismo estragou o Algarve? Talvez. Mas se procurarmos, ainda há recantos onde não cabem algarvios mal criados, nem turistas com pintelho de fora. Desculpem-me lá, mas o Algarve ainda é dos poucos recantos deste país onde se pode fazer praia sem ter dor nos ossos.
Agora desanquem à vontade no alentejano.
Colocado por: nikonman | junho 20, 2006 12:20 PM
Acho que todos têm razão porque há vários Algarves... Albufeira já teve encanto, agora está sobrepovoada e descaracterizada. Outros sítios piores: Armação de Pêra e Quarteira (foge daí, Dani!)
Fantástico: Tavira.
Mas o que deves fazer é alugar uma casinha fora da confusão. Há dois anos estive num "monte" algarvio, uma zona rural a poucos quilómetros do mar, numa casa antiga restaurada. Era um sossego e depois nada de filas para estacionar ao pé da praia. Óptimo mesmo é arranjar um barquinho (serve um pneumático com motor) e ir para a "ilha" em Tavira. Ás vezes éramos os únicos na praia.
É claro que a casa pertencia a um casal belga... mas esse tipo de investimento estrangeiro é benvindo!
(ah, Dani, a melhor zona do Algarve agora é a que está mais próxima da fronteira com Espanha. Vila Real de Sto António é outra cidade bem simpática e as praias à volta são muito boas...
Antes de viajares para Portugal, tens que fazer uns telefonemas ou mandar uns emails aos amigos antepostadores ;)
Colocado por: Lilly Rose | junho 20, 2006 01:39 PM
Dani e restantes comentadores,
eu costumo ir para Olhos d'Água, que fica a poucos quilómetros de Albufeira, e tem várias praias óptimas à volta: Falésia, Belharucas (a melhor por ser de difícil acesso), Olhos d'Água (muito pequena na maré alta) e Maria Luísa. Posso dizer que é um sítio calmo e onde as pessoas são simpáticas. Albufeira propriamente dita é realmente má. A massificação destruiu aquilo, o que é pena.
Já passei férias em Sesimbra, uma bonita vila, onde se come peixe excelente, o único defeito é que a praia era ventosa e levantava muita areia. As praias do Norte têm o mesmo defeito, são ventosas e a água é fria.
Por isso, a melhor solução continua a ser o Algarve, mas é preciso ter cuidado com as escolhas...
Colocado por: Jorge | junho 20, 2006 02:50 PM
Peço desculpas pelo eco, mas tentei comentar várias vezes, deu sempre erro e o comentário não aparecia. Acontece-me muitas vezes não conseguir comentar no ante-et-post... :(
Colocado por: Noite | junho 21, 2006 03:46 PM
Costumo ir para perto das Açoteias, uma vivenda com piscina, sem vizinhos e perto da Falésia. A confusão procuro-a à noite quando calha. De resto, sossego absoluto.
Colocado por: nikonman | junho 22, 2006 10:13 AM
Te felicito por tu portugues que es muy bueno, mi español será peor, hace unos años que no escrivo en castellano.
No conosco albufeira, mucha confusión, vacaciones es para descansar el alma e prepar el próximo turno de la noche e de el dia.
Portugal es bonito de norte a sul, pero la realidade es esa que cuentas, nuestro turismo no es hecho a pensar en el portugues comun pero si el que puede, y el que puede, siente que es bueno, de la alta, leer en ingles. Pero bueno, me quede sorpreendido porque nunca imaginé que em albufeira no existe un sitio a vender periodicos portugueses. Buena esta llamada de atención, la de los paseos tambien, pues es triste que un pais para agradar al ingles, aleman, altere su color, su cultura. Peor, yo hasta se porque, es que las senhoritas estranjeras usan tacón alto, e chamo, com nuestros paseos los Tacones se van, se hechan a perderem, deve ser una atención de la camara, tenemos que preservar quien nos haz ganar la vida.
Para terminar, busca otros sitios, em portugal te sorpreenderás, por mi parte, no conosco españa, pero un dia hare una visita.
Saludos
Colocado por: fernando | julho 30, 2006 11:14 AM
Pois bem meus caros: eu vou para o Algarve amanhã. Posso dizer que concordo com todos, isto é, o Algarve tem o muito bom e o péssimo,... é uma questão de procurar,pois há locais bons independentemente de ter portugueses, ingleses ou alemães. E parolos há de todas as nacionalidades,... Armação de Pera por exemplo é de facto um local horripilante (fui lá uma única e última vez!!.. vim de lá de olhos esbugalhados e com falta de ar! - eheh) e está repleta de portugueses (resmas e resmas!)!... Temos outros locais interessantes não falados aqui: praia do barril; as diversas ilhas; praias fabulosas e calminhas a caminho de Sagres (mas a água ligeiramente mais fria claro...). E é claro que quem tiver mais dinheiro pode aceder a outros luxos e recantos no Algarve que o comum de nós não usufrui... MAS que o potencial do Algarve foi muito desperdiçado, isso foi; que muitas zonas estão descaracterizadas, isso estão, .. e no Verão é pior! Eu já lá estive fora da "época alta" e a coisa melhora bastante, como mais calma e menos ruído!.. Parece-me bem que o que faz falta aos portugueses (nomeadamente a políticos e dirigentes) é viajarem mais e observarem, verem exemplos noutros locais, e perceberem o que podia ter sido feito ou poderá ser feito no Algarve!... Basta ir a algumas praias e ilhas do mediterraneo e ver o cuidado e ordenamento que foi aplicado! Basta ver os locais limpos e preservados! .. os jardins tratados.. Cá também temos mas apenas uns salpicos...
Colocado por: Bruno | agosto 4, 2006 01:52 PM